sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Maria Montessori - Sua estória e material didático



Falar sobre Maria Montessori me lembra muito a minha infância!!
Estudei numa escola Montessoriana e lembro até hoje as atividades concretas desenvolvidas. Belas lembranças daquela época. Hoje trabalhando na Educação Especial vejo que o material utilizado é ótimo para trabalhar com os alunos da Educação Especial.

MARIA MONTESSORI E A EDUCAÇÃO
Maria Montessori (1870-1952), nasceu na Itália. Formada em medicina, direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças especiais.
A médica e antropóloga italiana Maria Montessori elaborou uma pedagogia e uma reflexão a partir de seu trabalho prático com crianças.

Seu trabalho é muitas vezes acusado de não ter base teórica, sendo confundido com um conjunto de técnicas.

Maria Montessori criou as "Casa dei bambini" preocupando-se com a educação das crianças e com a formação de seus professores. Ela, foi sempre muito mais conhecida, à época, como médica, militante dos direitos femininos e como professora em cursos de Antropologia da Educação do que como pedagoga.

Seus escritos e o Sistema Montessori de educação ganharam o mundo, encontrando-se até hoje inúmeras escolas montessorianas.

Montessori atribuía grande espaço aos fatores biológicos, porém, sem vê-los como determinantes do desenvolvimento, já que um meio favorável poderia modificar certos traços herdados.

Para Montessori, a educação tradicional modelava as crianças, sujeitando-as tiranicamente às concepções adultas.

Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho)

A palavra chave da pedagogia montessoriana é a normalização. A normalização consiste em harmonizar a interação das forças corporais e espirituais, corpo, inteligência, vontade. Esta reunificação de forças das crianças ocorreria à medida em que elas trabalhassem de modo concentrado e atento.
Montessori criou uma série de exercícios como os "Exercices de la vie quotidienne" que eram úteis à saúde da própria criança, ao meio ambiente e à vida em sociedade. Para ela, a atividade manual e física com objetos definidos, ajudavam à organização interna das crianças.

Todo o trabalho de Montessori se apoia sobre uma série de materiais didáticos, organizados em cinco grupos: material de exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, de linguagem, de matemática e de ciências.

Os materiais compreendem quebra-cabeças, letras em madeira ou lixa, diferentes alfabetos para compor palavras, formas variadas, barras de contagem, algarismos em lixa e madeira, conjuntos de contas coloridas etc...

O material é de livre escolha do aluno e seu uso ocorre a partir do ritmo de cada um. Cada tipo de material é auto-corretivo o que permite que a própria criança avalie seu progresso.

Trabalhando em ritmo individual, cada criança passa de forma própria pelos materiais necessários.

No Instituto Montessori os professores não ensinam mas ajudam a criança a aprender. Falta à obra de Montessori uma visão do sujeito coletivo.

Maiores informações sobre a obra de Maria Montessoria podem ser encontradas em:
• La pédagogie scientique - ESF, Paris, 1970
• La scperta del bambino - Milão, 1950










































Dicas de sites

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php

http://www.montessorimaterials.org/index.htm

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/viewFile/2408/2135

http://www.cmpp.com.br/apostilas/

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/materiais_didaticos/montessorianos_link3.pdf
PESQUISA;
http://lubaroni-informticaeducaoespecial.blogspot.com.br/2011/05/edc-especial-maria-montessori-sua.html

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