O que é e para que serve?
Todos nós trabalhamos com projetos em todos os momentos da nossa vida.
Na escola ou no jardim de infância, o projeto é uma forma de ajudar a criança a aprender de maneira prática, tornando a aprendizagem atraente e eficaz.
A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas e respostas a várias questões.
O projeto parte de uma situação-problema, um desafio para o encontro da solução.
Através do projeto, a criança é incentivada a:
1. desenvolver atividades com objetivos concretos;
2. realizar tarefas produtivas;
3. desenvolver a compreensão por meio da experiência;
4. desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
5. estimular a perseverança na realização de tarefas;
6. valorizar o trabalho cooperativo;
7. desenvolver o pensamento reflexivo;
8. ampliar campos de interesses.
Fases de um projeto
1. Intenção e Incentivo: Inicia-se um projeto quando se percebe um grande interesse por parte das crianças por um determinado assunto ou situação concreta. O educador/professor deve aproveitar esse interesse para desenvolver o assunto e propor questões (desafios) para a resolução do problema ou situação.
2. Preparação do plano de trabalho: Realizam-se pesquisas, procurando os instrumentos necessários, planeando as atividades para a solução dos problemas. Esse roteiro funcionará como referência para a realização do trabalho.
3. Execução: É a fase da ação e a mais estimulante para as crianças. Nesta fase podem surgir dificuldades, erros e imprevistos e as crianças serão orientadas a resolvê-los e a continuar o trabalho. O educador/professor deve estar atento e estimular as crianças, valorizando o seu desenvolvimento e acompanhando as suas dificuldades. O trabalho deve ser sempre feito pelas crianças.
4. Avaliação: Serão avaliados, pelas crianças, o objetivo, o planejamento, as atividades e o resultado final. Com a ajuda e orientação do educador/professor, as crianças farão uma análise do seu trabalho, apresentando críticas e comentários apropriados sobre o projeto.
5. Culminância: É o atingir do objetivo básico do projeto através de uma apresentação, exposição, exibição do resultado obtido.
O educador/professor deve facilitar a integração dos conteúdos dos diversos materiais e oferecer oportunidades para o exercício da liberdade e uso de direitos. A criança aprende fazendo e a aprendizagem é mais consistente e duradoura.
A função do educador/professor é a de orientador, sensibilizador, conselheiro, desafiador, em que exerce e controla as atividades, avaliando as crianças e o seu próprio desempenho.
Uma discussão na sala pode ser uma forma de avaliar um projeto, dando oportunidades para refletir sobre a contribuição e a validade do projeto.
A avaliação deve ser constante, através de observações, atividades, participação e colaboração.
In Coleção Dia-a-dia do Professor Volume 3 1º Período
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